Piso drenante é 8 vezes mais permeável que o paver comum

O piso permeável é uma alternativa para atender às legislações municipais, que, atentas à questão da impermeabilização urbana, estão cada vez mais exigentes em relação à área permeável dos empreendimentos e das calçadas.

Publicado em 25 de maio de 2015
drenante

O piso permeável é uma alternativa para atender às legislações municipais, que, atentas à questão da impermeabilização urbana, estão cada vez mais exigentes em relação à área permeável dos empreendimentos e das calçadas. A popularidade do tema tem trazido muita confusão em relação aos diferentes tipos de pavimentos permeáveis disponíveis no mercado.

O piso intertravado, conhecido popularmente como “paver” (lê-se “peiver”) é o mais popular dos pavimentos permeáveis, tendo em vista seu baixo custo. Este tipo de piso é considerado permeável porque permite que a água escoe pelos espaços deixados entre as peças, feitas de concreto comum, maciço.

O piso drenante, é assim chamado porque permite que a água escoe por meio dos poros existentes no material de que é composto, ou seja, a área permeável não é limitada aos espaços entre as peças, mas se estende por 100% da área do piso.

Primeiro piso drenante produzido no Brasil, o Megadreno da Braston possui permeabilidade certificada por respeitados institutos como o Falcão Bauer no Brasil e o Pri nos EUA: são 15.786 mm/h, o equivalente a três litros de água drenados em menos de 5 segundos. Este atributo, bem como outros relacionados à sustentabilidade do produto, estão especificados na Tabela Ambiental® do piso Megadreno.

 

Sobre a Braston

Com matriz localizada em Campinas/SP e Fabricante Licenciada fixada em Santa Tereza do Oeste, a Braston começou sua história como uma fábrica de pisos cerâmicos esmaltados no início dos anos 60. Em 1998, passou a investir em pisos com base cimentícia e lançou o pisograma, produto que permite conciliar as áreas verdes e permeáveis com o tráfego de veículos. A grande inovação veio com as placas de concreto permeáveis Megadreno – as primeiras a serem desenvolvidas no país, que permitem a infiltração de água com maior conforto e segurança na passagem de pedestres. Inovação com qualidade sempre fez parte do DNA da Braston. Hoje, com quase 50 anos, a empresa participa ativamente do desenvolvimento da norma para Pavimentos Permeáveis de Concreto (CE-18 ABCP) com o intuito de garantir o melhor desempenho de seus produtos e a sustentabilidade de suas inovações tecnológicas. Suas linhas de produtos são Piso Grama, Piso e Revestimento maciço, Piso Drenante Megadreno, Blocos Intertravados (paver) e Acessórios como Bordas de Piscina e Miniguia (meio fio).